Costumamos definir Constelação Familiar como uma técnica, método e ainda ferramenta, isso para facilitar a compreensão da terapia assim como estabelecer uma conexão mais exata com a prática em si, porém Bert Hellinger define as Constelações como sendo um caminho, uma transição para um novo nível de consciência.
Três Leis do Relacionamento Humano de Bert Hellinger
De nossas famílias não herdamos somente questões genética, mas herdamos também crenças, valores e comportamentos que norteiam este sistema familiar por gerações.
Cada família é um sistema, um corpo, um campo de energia, no interior do qual, evoluímos e crescemos. Cada membro, desde seu nascimento faz parte do todo e precisa de seu lugar, esteja vivo ou morto, pois aqui todos pertencem. De acordo com Bert Hellinger, onde houver pessoas convivendo, as 3 Leis do Relacionamento estarão atuando.
Lei do Pertencimento: Pertencer a nossa família é necessidade básica. Esse vínculo é o nosso desejo mais profundo. A necessidade de pertencer a ela vai além até mesmo de nossa necessidade de sobreviver. Isso significa que estamos dispostos a sacrificar e entregar nossa vida pela necessidade de pertencer a ela. -Bert Hellinger
Logo em um sistema familiar todos pertencem, independente da situção e condições particulares. Vivo ou morto, aqui todos contam.
Lei da Ordem: Em uma familia, aquele que entrou primeiro no sistema familiar tem precedência sobre quem entrou depois. Ou seja, quem veio primeiro tem prioridades em relação aqueles que vieram depois. Quando uma pessoa do sistema viola a Lei da Ordem, via de regra, fatos trágicos desenvolvem-se e alguém, geralmente alguém que vem depois estará a serviço, especificamente para restabelecer esta ordem.
Lei do Equilibrio: O que dá e o que recebe conhecem a paz se o dar e o receber forem equivalentes. O equilibrio entre crédito e débito é fundamental nos relacionamentos. -Bert Hellinger.
Com excessão da relação entre pais e filhos, em todas as relações deve haver equilíbrio em suas formas de se relacionar, isto é fundamental para que os relacionamentos perdurem.
Aquilo que ocorre no mundo da Ordem, ecoa no mundo do Equilibrio.
Cinco Circulos do Amor
Primeiro temos o papai e a mamãe, onde o verbo e receber. Aqui recebemos a vida, o bem mais precioso que existe.
Em seguida temos nossas relações de trabalho, cujo verbo é servir. Servimos ao outro através de nosso trabalho.
Depois desenvolvemos nosso relacionamento de casal, aqui o verbo e trocar. E essa troca precisa ser equilibrada para que o relacionamento flua de forma gostosa e leve.
Em seguida vem os nossos filhos, e aqui o verbo e orientar. Passamos adiante a vida recebida de nossos pais, através de nossos filhos a energia da vida continua a fluir.
Por fim o quinto e último circulo é a solidariedade, onde o verbo e doar. Estando bem com os quatro círculos anteriores estamos prontos para nos engajar em obras maiores.
Porém um dos problemas frequentemente observados nas constelações familiares é que, muitas vezes a pessoa ainda não se resolveu lá no primeiro circulo e esta tentando se dedicar ao terceiro, quarto e até mesmo quinto circulo, o que via de regra, é bastante complicado e tende a gerar muitos desequilíbrios.
O que devo fazer antes de constelar um tema, seja individual, em grupo ou online?
– O importante antes de mais nada é estar aberto para o novo, sem ideias e conhecimentos pré-concebidos.
– Procure estar relaxado, use roupas confortáveis.
– Certifique-se sobre ter um tema definido.
– Seja pontual, isso lhe permitirá receber instruções adicionais que o facilitador costuma passar antes de iniciar a sessão. Bem como você ja entrará em uma energia de cura. Aqui todo movimento conta.
Em caso de Constelação online:
– Certifique-se de que o local seja tranquilo, livre de ruídos.
– Esteja sozinho em local reservado.
– Certifique-se de desligar telefones.
– Procure deixar o local confortável (cadeira, luz do ambiente e outros).
– Verifique e garanta qualidade de sua internet e bateria de seu computador.
– Vale deixar um copo de água e lenço de papel junto com você.
Lembre-se estas dicas são importantes para seu conforto e melhor desempenho de nosso trabalho.
Constelei e agora?
Quando realizamos uma constelação, uma força maior entra em movimento. Esta força estará atuando sobre seu sistema familiar por meses, as vezes por até dois anos. E por que isso acontece? Porque os movimentos da Alma são lentos, diferentes dos movimentos de nossa mente.
Pode acontecer de você ficar meio lento, se sentir um pouco estranho, isso é algo totalmente normal, porém logo você estará bem.
Um ponto importante aqui é, o que acontece em uma constelação, fica na constelação, não deve ser discutido com ninguém, pois ao falar com alguém sobre o que aconteceu na constelação isso irá afetar a força que está atuando.