Soluções eficazes para os desafios educacionais da atualidade
“…Nossa ligação na grande Alma é fatal e estamos à mercê do destino de nossa família. Servimos a nossa família e muitas vezes tentamos compensar a culpa e o sofrimento de pais e parentes de gerações anteriores. Queremos tomar o lugar de membros que morreram tragicamente… assim as crianças não vivem a própria vida, sentem-se como estranhas a si mesmas, com uma forte pressão para a morte precoce…” (Marianne F.G.)
Diante dos desafios encontrados em nosso Sistema Educacional vigente, torna-se cada vez mais difícil lidar com crianças e adolescentes em sala de aula, visto que as famílias envolvidas em suas atuais dinâmicas de trabalho e dificuldades de relacionamentos entre si tem deixado para os educadores o trabalho que cabe apenas a família.
Sem necessidade de maior aprofundamento, basta olharmos a nossa volta para vermos claramente os resultados de tal postura.
Frente a estas e tantas outras questões observadas, assim como minha graduação (educadora) e a demanda que surge em nossos dias, elaborei este trabalho com a finalidade de apoiar Instituições Educacionais a entender e a lidar com aquilo que está por trás dos comportamentos de crianças e adolescentes tidos como “difíceis”.
Este é um trabalho que começa com as crianças em sala de aula e aos poucos vai envolvendo toda a família, de forma muito sutil, tornando possível mudanças consideráveis e sólidas.
Em resumo, um projeto elaborado com responsabilidade, humildade, amor e respeito, que tendo como apoio os profissionais da área, afetará a todos os envolvidos.
Resumo do Projeto
- Entrevista prévia com direção e corpo docente da instituição.
- Conhecendo a sala de aula.
- Escolha das dinâmicas a serem adotadas.
- Pondo em prática os Princípios Sistêmicos (As Leis; postura em sala; incluindo as relações, e outros)
- Levando para casa (sugestões diversas)
- Acompanhamento de resultados
Dinâmicas Práticas Sugeridas
- Quem mais está na sala de aula
- Honrando pai e mãe
- O lugar de cada um
- Identificando e incluindo os excluídos, vivo ou morto
- Identificando o ponto de apoio (força) de cada aluno
- Respirando nos pais
- A misturinha perfeita (levando comigo)
- O jogo da família
Importante ressaltar que cada sala tem uma energia única de atuação e reação a mudança, assim o ritmo de cada turma será a seu tempo, devendo ser respeitado tal como é.
Investimento / Carga Horária
- Valor/hora (com uma carga horária mínima sugerida para ser possível a implementação do projeto);
- Pacotes com 10 visitas;
- Valor mensal fechado (com sugestão de hora/semana/mês);
- Consultoria período indeterminado (com sugestão de horas semanal).
“Há um tempo e um lugar certo para cada decisão…” (Marianne F.G.)
Ilma Estevam – Constelação Sistêmica Familiar – Berlin
Watsapp: +49 152 1674 3145